Background - 17ª Festa Nacional do Moranguinho

Sobre a festa

A festa mais gostosa do país

A Festa Nacional do Moranguinho é uma das festividades mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Realizada a cada dois anos, reúne aproximadamente cem mil pessoas interessadas em se divertir e degustar os melhores morangos.

A Festa tem uma ampla programação cultural, que reúne shows de artistas nacionais, regionais e locais, corais, orquestras, atrações alemães e gauchescas, uma feira industrial e comercial com mais de 130 estandes. Além, é claro, de explorar ao máximo os sabores e aromas do morango, oferecendo tanto a fruta in natura como diversos derivados.

A Festa acontece no Parque Municipal de Bom Princípio, conhecido pelo Morangão, uma estrutura com 7 metros de altura que funciona como portão de entrada. O Parque tem fácil acesso e reúne tudo o que Bom Princípio tem de melhor em um só lugar.


Morangão - 17ª Festa Nacional do Moranguinho


A história da Festa Nacional do Moranguinho...

A relação de Bom Princípio com o morango vem de longa data. A fruta foi trazida para a pequena comunidade de Bela Vista na década de 60 pelo produtor Edgar Schuster, que comercializava também o produto com os grandes centros do estado. Era uma produção solitária em um universo de alfafa, feijão, aipim, soja e milho.

Com o passar dos anos e a fertilidade do solo apontando para a viabilidade de produção de morangos, a tentadora fruta passou a ter mais espaço. Até ali era apenas mais uma cultura domiciliar do que uma produção em larga escala. Tudo mudou muito rapidamente.

Em uma reunião realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o prefeito naquela época, José Hilário Junges, juntamente com os seus secretários, ouviu a sugestão de Jair Soares, governador do estado do Rio Grande do Sul. A comitiva tinha a ideia de promover uma festa, mas não sabia ao certo qual seria o tema. Como o morango é uma fruta muito atrativa e de grande aceitação popular, Soares teria sugerido essa ideia ao prefeito. Voltando a Bom Princípio, Hilário chamou ao seu gabinete o então chefe do escritório da EMATER, Gilberto Rauber, e comunicou: Bom Princípio terá uma festa. A Festa Nacional do Moranguinho.

Gilberto teria titubeado, mas aceitou o desafio. Assim, em 1986, era realizada a 1ª Festa Nacional do Moranguinho, tendo como presidente o próprio Gilberto. O largo da prefeitura, que ainda não estava acabado, recebeu lonas, parque de diversões e uma modesta exposição de morangos. Dessa maneira, aconteceu a primeira edição da festa. Apesar de muito pequenina, foi o primeiro passo desta história rica de grandes e bem-sucedidos eventos.

Em 1988, a Festa Nacional do Moranguinho, que chegava a sua segunda edição, ganhava novos moldes e passava a ser realizada no Parque Municipal de Bom Princípio. Aquela edição foi presidida por José Bertoldo Ledur, que posteriormente viria a ser prefeito de Bom Princípio. Ela ainda era uma festa de pequenas proporções, mas ganhava um espaço melhor e maior. Havia apenas o prédio do CTG e um grande gramado no centro do Parque Municipal, mas tudo foi adaptado conforme as necessidades do município.


Realização e Patrocínio - 17ª Festa Nacional do Moranguinho

Rodapé - 17ª Festa Nacional do Moranguinho